Calos e calosidades são problemas infelizmente muito comuns. Sendo assim, é mais que esperado que encontremos inúmeras informações equivocadas e mitos sobre soluções na internet.
No entanto, é muito importante entender a origem do problema para tratá-lo – esta afirmação é verdade para qualquer situação.
E isso apenas um podólogo poderá fazer por você.
Nesse artigo, você vai entender melhor por que os calos surgem e, principalmente, porque não é recomendado fazer a remoção em casa ou na manicure. Vamos lá!
O que são calos e calosidades?
Calos e calosidades são um espessamento da pele nos pés, causados pelo acúmulo de queratina, normalmente como resposta a atrito ou pressão excessivos no local.
O termo médico para o espessamento da pele que forma calos e calosidades é hiperqueratose. Esse processo é uma defesa natural do corpo contra atritos ou pressão, mas pode gerar muitos problemas.
Calçados apertados, postura inadequada ou deformidades nos ossos são alguns exemplos de possíveis causas para o aparecimento dos calos e calosidades. No entanto, o problema pode ter origens muito variadas, e deve ser analisado por um especialista.
É comum que calos e calosidades causem dor e muito incômodo para o paciente.
Calosidades
São áreas mais espessas de pele, de tamanhos e formatos variados. Elas costumam aparecer onde os pés recebem atrito ou pressão.
Calos
Calos são pequenos, amarelados e têm a forma de um cone. Eles podem também inflamar, causando muita dor. Em alguns casos, pode também apresentar um núcleo.
Por que não devo tratar os calos e calosidades em casa?
O tratamento de calos e calosidades em casa não é recomendado.
Retirar calos e calosidades não adianta muito se a origem do problema não for identificada. Ou seja, sem a avaliação apropriada, o problema voltará a aparecer.
Mas, principalmente, tentar tratar calos e calosidades em casa pode levar ao agravamento do quadro.
Em hipótese alguma, por exemplo, você deve tentar remover calos e calosidades com objetos cortantes. Isso pode causar cortes ou microfissuras na pele que, mesmo quando não sangram, agem como porta de entrada para microorganismos que podem causar infecção.
Também é frequente que exista um processo inflamatório nos calos e calosidades sem que o paciente perceba. Isso porque o acúmulo de pus ou presença de sangue coagulado pode ser mascarado pela queratinização da pele.
Os calicidas, por sua vez, são medicamentos que nunca devem ser aplicados sem a orientação médica. A maioria deles é composto por um ativo ácido que pode danificar a pele ao redor das calosidades e agravar o quadro quando não é aplicado corretamente.
Mesmo o processo de desbaste, que consiste em lixar os calos com pedra pomes ou uma lixa especial, não deve ser realizado em casa e nem com manicures. Quando feito de maneira inadequada, ele também pode machucar os pés ou agravar o quadro.
Calos e calosidades podem ser prevenidos?
Não é recomendado, em nenhuma hipótese, tratar calos e calosidades em casa.
Mas você pode adotar alguns hábitos que vão ajudar a evitar o aparecimento desse e de outros problemas e ajudarão a manter seus pés saudáveis.
É interessante ressaltar: como as causas dos calos e calosidades são muito diversas, não há como preveni-los com 100% de certeza. Essas dicas, no entanto, certamente vão trazer muitos benefícios para seus pés:
- Use calçados confortáveis e de e materiais de qualidade, flexíveis e adequados para seus pés;
- Passe algum tempo descalço, e não use o mesmo sapato todos os dias. Higienize os sapatos que não está usando e deixe-os no sol.
- Use cremes hidratantes à base de óleo próprios para os pés diariamente. Não passe o creme entre os dedos. Seu podólogo poderá indicar o produto adequado para você.
- Mantenha seus pés sempre limpos e seque-os muito bem, inclusive entre os dedos, após o banho.
- Se perceber qualquer mudança nos pés ou unhas, como espessamento, mudança de coloração, pontos ou lesões, procure um podólogo.
- Cuidado com o corte da unha, evite cortá-la muito curta ou com as bordas muito arredondadas. É recomendado lixar as bordas das unhas ao invés de cortá-las.
- Não compartilhe instrumentos de manicure e prefira realizar procedimentos junto a um profissional especializado.
Por que procurar um podólogo?
Existem muitas possíveis causas para o aparecimento de calos e calosidades. Eles podem decorrer de calçados muito apertados, de postura inadequada, atrito e até mesmo devido a causas internas.
Então, mesmo que sejam removidos, eles continuaram a aparecer se o problema não for identificado e tratado. Por isso, consultar um podólogo é a melhor maneira de se ver livre dos calos e calosidades de forma definitiva. Esse profissional poderá identificar a causa e indicar o melhor tratamento para o seu caso específico.
Além disso, contar com a especialidade e experiência de um podólogo significa que você não está colocando a saúde dos seus pés em risco.
Procedimentos realizados de maneira inadequada podem ser a porta de entrada para infecções ou problemas muito mais graves. Especialmente para pacientes idosos ou diabéticos.
Um podólogo é um profissional treinado para encontrar a origem dos calos e calosidades, além de recomendar os procedimentos mais apropriados para resolver o problema.
Quando a remoção é necessária, o podólogo também possui os equipamentos e produtos adequados, além do treinamento necessário para realizar o procedimento sem causar ferimentos ou agravar o problema.
Os calicidas, por exemplo, só devem ser manuseados por profissionais médicos. O uso inadequado ou em pés machucados pode agravar muito o quadro. O mesmo vale para o processo de desbaste.
Por isso, não deixe de marcar uma avaliação com um podólogo se você sofre com calos e calosidades. Seus pés merecem esse cuidado!