Unha encravada: livre-se desta dor! Conheça as Órteses

Unha encravada: livre-se desta dor! Conheça as Órteses

A unha encravada é um problema, infelizmente, muito comum. Enquanto muitas pessoas sofrem com isso, poucas sabem que existem tratamentos muito eficientes e menos invasivos que cirurgias.

Os pés são a base do nosso equilíbrio. Como são usados o tempo todo, cuidar da saúde deles é muito importante. Pés sem dor e saudáveis significam um aumento considerável na qualidade de vida.

Com isso em mente, hoje vamos falar um pouco mais sobre esse problema tão frequente: a unha encravada. Você vai conhecer uma opção de tratamento muito eficiente: as órteses. Também vamos explicar melhor porque você não deve tentar tratar a unha encravada em casa.

Vamos lá?
 

Por que é perigoso tratar a unha encravada em casa?


É muito comum encontrar recomendações de procedimentos caseiros para tratar as unhas encravadas. No entanto, esses métodos não são apenas ineficientes: também podem ser perigosos.

A unha encravada perfura a pele do seu dedo, ou seja, cria uma lesão e uma porta de entrada para bactérias e outros microorganismos que podem causar infecções.

Quando você tenta cortar ou levantar a parte encravada da unha em casa, pode fazer com que essa lesão fique ainda pior. Isso porque você está agredindo a área, em um ambiente que não foi devidamente esterilizado.

Outro problema com esses métodos é que eles não são eficazes. Isso porque tratam o sintoma, e não a causa do problema. Dessa forma, a unha provavelmente voltará a encravar quando crescer.

Um podólogo pode ajudar você a entender melhor qual a causa da unha encravada. Elas podem ser muito variadas, indo desde o uso de calçados inadequados até a forma como sua unha cresce.

Esse profissional está capacitado para identificar o problema, mitigar os sintomas e indicar o melhor tratamento para resolver a unha encravada de uma vez por todas. Tudo isso em um ambiente seguro para evitar problemas.

Um dos métodos de tratamentos mais utilizados atualmente são as órteses. Conheça melhor.
 

Conheça as Órteses Ungueais (Onicoorteses)


Muitas pessoas sofrem com a unha encravada, principalmente no pé, e não acham uma solução definitiva. O que fazer quando a unha sempre volta a encravar, ou quando o problema é a própria curvatura da unha?

As órteses são uma ótima opção nesses casos!

É um tratamento feito por nós, podólogos, para correção da curvatura acentuada da unha ou unha encravada.  O melhor é que sua aplicação é rápida e indolor e, na maioria dos casos, os resultados são visíveis no primeiro mês de uso.

Com o uso de órteses, o paciente pode observar claramente: a lâmina que anteriormente estava em um formato inadequado, volta ao formato normal.
 

O que causa a unha encravada?


As causas das alterações ungueais são muito diversas. Entre elas, podemos destacar:
 

  • corte incorreto das unhas;
  • uso de calçados inadequados;
  • micose de unha (onicomicose);
  • doenças cardíacas ou renais;
  • uso de remédios contínuos;
  • diabetes;
  • anemias;
  • tireóides;
  • atividades físicas de alto impacto, como futebol;
  • algumas profissões como bailarinos e sapateados, pois os sapatos e a posições são inadequados.


Esses são apenas alguns exemplos. Como as causas desse problema são tão variáveis, é importante se consultar com um podólogo para fazer o diagnóstico.
 

Como e quando as órteses podem ajudar?


Existem diferentes tipos de órteses. As mais utilizadas são:

 


 

  • Metálica;
  • Elástica;
  • Fibra de memória molecular.


As indicações são para unhas com curvas acentuadas, unhas encravadas recorrente e unhas com curvaturas que já estão com certo grau de deformidade e provocam dores no cliente.

As órtese atuam nas unhas provocando uma tração nas suas laterais, como se fosse uma alavanca, que força a unha a subir. Ela inverte o sentido de fechamento delas, mudando a curvatura, tornando as unhas mais retinhas e o sentido correto para um crescimento saudável.

Apesar de distintas, todas as órteses têm o mesmo objetivo. A diferença é como elas irão agir, a força (tração) que cada uma tem e o tempo de tratamento entre elas.

Lembrando que o tempo de tratamento depende também do organismo e da manutenção feita pelo cliente.
 

Como é feito o tratamento com as órteses?


Nas primeiras semanas, de uso, o cliente precisa retornar ao podólogo de 15 em 15 dias. Isso é necessário para o ajuste da tração das órteses.

Nas semanas seguintes, é possível espaçar as consultas para 20 ou 25 dias, dependendo da evolução do tratamento.

Depois que a unha já está na curvatura ideal para o pé do cliente, entramos em manutenção para que a unha não retorne.

Na fase de manutenção, o cliente tem seus retornos espaçados para 25 ou 30 dias e, aos poucos, vamos retirando até a alta total.

Existem algumas contra indicações para o uso das órteses. Conheça quais são:
 

Contra indicações

 

  • Unhas que possuem algum tipo de patologia, por exemplo, micose de unha (Onicomicose). Neste caso a micose deve ser tratada antes de iniciar algum tratamento;

 

  • Unhas muito finas, pois a tração pode danificar a sua estrutura.
     

Tem chances de nova recidiva da unha encravada?


Sim, uma vez que, em geral, as causas são externas e do próprio organismo. O ideal é o acompanhamento com o podólogo para que não retorne mais ao ponto que era antes.

Isso é, esse profissional pode identificar a recidiva assim que começar a acontecer, evitando lesões e ferimentos que causam dor e infecções.

De maneira geral, as órteses são um dos tratamentos mais eficiente para unhas encravadas recorrentes e muito menos invasivo que as cirurgias.

Consulte um podólogo para saber se essa é a melhor solução para seu caso! Seus pés merecem todo o cuidado do mundo.

Cadastre-se e receba as novidades do Podosafe